WORKSHOP - Comissão de Capacitação
O PAPEL DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA NO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
27/05/2014 - 16:00

Foi realizado no dia 23 de maio de 2014, no auditório do Tribunal de Contas do Paraná, em Curitiba, o workshop “O Papel da Educação Corporativa no Desenvolvimento Institucional”. O evento foi promovido pela Comissão Permanente de Capacitação da Rede de Controle da Gestão Pública do estado do Paraná - RCGP/PR, sendo dirigido aos integrantes das Unidades de Educação Corporativa vinculados às instituições signatárias da RCGP. O evento contou com esclarecedores debates que envolveram aproximadamente uma centena de participantes.

A abertura do evento ficou a cargo do Coordenador da Comissão de Capacitação, Carlos Alberto Kletemberg (RFB), e da diretora-adjunta da Escola de Gestão Pública (EGP) do TCE, Cléo de Lima.

Clayton Machado (CGU) mediou o primeiro painel “Gestão por Competência Aplicada à Capacitação”. As apresentações iniciaram com a  participação de Maria do Carmo Miranda, chefe da Divisão de Relações Institucionais e Comunicação da RFB, a qual abordou questões vinculadas ao Plano de Capacitação aplicado ao órgão.

Na sequência, Cléo de Lima discorreu sobre o trabalho desenvolvido pela EGP na formatação do Plano de Capacitação dos Servidores do TCE-PR, a partir do diagnóstico da Gestão de Desempenho, realizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas.

O painel foi encerrado com a exposição de Adriano Ferreira Amorim, diretor do Instituto Serzedello Correa - ISC, órgão de capacitação do TCU, que chamou a atenção para os desafios da excelência na capacitação, que deve levar sempre em consideração os custos envolvidos e os resultados esperados. Para esse expositor, porém, quantidade em sala não é sinônimo qualidade ou mesmo otimização de recursos em propostas de capacitação.

O segundo painel "Otimização em Processos de Capacitação", foi mediado por Nancy Malschitzky, responsável pelo Programa de Gestão de Carreiras do MBA Executivo da Unifae, de Curitiba.

A primeira apresentação desse painel "Acompanhamento em curso de Formação Inicial do Processo de Aprendizagem do Exercício no Ministério Público do Paraná" foi realizada pela Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Jurídica e Coordenadora do CEAF (MPPR), Samia Saad Gallotti Bonavides, em conjunto com a Professora Doutora em Educação (USP), Tania T. Bruns Zimer, pesquisadora sobre questões relativas aos processos de ensino e de aprendizagem, vinculada ao setor de Educação da UFPR. Ambas apresentaram, entre outros, a metodologia e os resultados de pesquisa (MPPR/UFPR), que aponta a possibilidade de tomada de consciência e de reestruturações conceituais das concepções de participantes ao longo de um curso de longa duração.

A professora pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça (2007) e pós-doutora (bolsa pós-doc sênior Capes) pela Alanus Hochschule, Alemanha (2011-2012), Tania Stoltz, tratou do tema "Metacognição Aplicada". A partir de uma dinâmica a professora trabalhou de forma prática os conceitos de cognição e metacognição, para a otimização do processo de aprendizagem.

Finalizou as atividades da tarde, Marlizi Wander Hepp Brandalise, coordenadora de Gestão de Pessoas do MPF, que abordou questões vinculadas aos desafios para implementação do aprendizado nos órgãos.

Comissão organizadora:

Carlos Alberto Kletemberg - RFB