Transparência, controle social e combate à corrupção 01/11/2017 - 17:54

“A transparência, controle social e combate à corrupção” foi o tema do “III Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná” realizado no dia 27 de outubro, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em Curitiba. Os painéis e debates tiveram por objetivo discutir os desafios no controle social, na transparência da gestão dos recursos públicos e no combate à corrupção.

Promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná - RCGP/PR, por meio da Comissão Permanente de Capacitação, o evento contou com a participação de representantes de instituições públicas, representantes das entidades de classe, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, além de cidadãos em geral.

Três painéis integraram o encontro. A abertura foi realizada pelo Coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública - PR, Gerson Luiz Ferreira Filho.

Os painéis iniciaram às 14h, com as exposições do Ministro do Tribunal de Contas da União,  Weder de Oliveira, e do Procurador do Estado do Paraná, Diogo Luiz Cordeiro Rodrigues, que discorreram sobre “Gestão Pública e Transparência”. Na sequência, o Jornalista Fabiano Angélico abordou o tema “Transparência Pública e Controle Social”,  seguido do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União, Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega e do Delegado de Polícia Federal, Felipe Eduardo Hideo Hayashi, que participaram do painel sobre “Ações do Estado na Prevenção e Combate à Corrupção (Lei 12846)”.

O último painel foi sobre o “Observatório do Executivo e do Legislativo” ”, apresentado pelo Procurador de Justiça e Coordenador (CAEx/MPPR), Bruno Sergio Galati, e pelo Promotor de Justiça e Chefe do Núcleo de Apoio Técnico Especializado/ CAEx/MPPR), Joelson Luís Pereira e da Professora de Direito Constitucional na Universidade Positivo, Adriana Inomata.

“Esse tipo de ação é essencial para incentivar e fortalecer o controle social, tornar público e disseminar as boas práticas e projetos desenvolvidos dentro das comissões da Rede, que é centro decisório interorganizacional essencial à efetividade da função de controle da gestão pública”, afirmou  Eduardo Cambi, Promotor de Justiça do MPPR vinculado a Coordenação Executiva da RCGP-PR, reforçando o sucesso do evento que reuniu centenas de pessoas.

A Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná é formada por 18 instituições estaduais e federais que, juntas, articulam ações de fiscalização da gestão pública, combate à corrupção, fortalecimento do controle social, intercâmbio de experiências e capacitação.


todosinicial

sala

gerson

alep

fel

plat

fileira

diogo

final