Palácio das Araucárias sedia 14ª Reunião do Colegiado 27/04/2016 - 15:00

Patrocinada pela CGE, foi realizada a 14ª Reunião do Colegiado no Palácio das Araucárias, em 13 de abril, com a presença de representantes de doze instituições partícipes. Na ocasião Bruno Galati, Secretário da Rede comunicou a renúncia de Alessandro José Fernandes de Oliveira como Coordenador na condução dos trabalhos nos últimos três anos.  No seu lugar assumiu o Suplente Gerson Luiz Ferreira Filho, representante da Controladoria Geral do Estado.

Os coordenadores das Comissões Permanentes comentaram sobre suas ações iniciando com Guilherme Arruda da Comissão de Acesso e Intercâmbio de Informações que discorreu sobre o preenchimento do formulário encaminhado em 12/04.  O documento busca inventariar os bancos de dados disponíveis nas instituições partícipes como: cadastros de identificação de usuários, contribuintes ou clientes, consulta de andamento de processos administrativos etc. Explicou que cada instituição deverá preencher o formulário com dados sobre os seus próprios bancos de dados, além daqueles que tem acesso de outros órgãos e ainda, sobre aqueles que têm interesse em acessar.

Eduardo Cambi, coordenador da Comissão de Prevenção e Controle Social evidenciou o trabalho na consolidação dos portais da Transparência das Prefeituras e das Câmaras Municipais; nas parcerias com Universalidades e Observatórios Sociais, e ainda na promoção de campanhas e concursos culturais.  Sobre o portal Transparência nos Municípios Bruno Galati salientou o compromisso da Rede em confirmar os dados ali colocados e que isso passa, agora, pela aprovação da sociedade organizada, destacando que 48,4% do executivo municipal e 49,1% do legislativo já se adaptaram ao portal.

A Comissão de Inteligência, segundo Lucimara Iegas, sua coordenadora, já retomou os trabalhos deste ano, realizando a primeira reunião em 29/03.  Comunicou que a metodologia de trabalho tem sido com foco mais preventivo e prospectivo e tem como base a inteligência estratégica. Disse, ainda, que o mais interessante é a integração, colaboração e troca interinstitucional de experiências nos grupos de trabalho.

Quanto à Comissão de Capacitação, Carlos Kletemberg comentou do sucesso do 3º Encontro de Compartilhamento de Boas Práticas realizado na CGU em 29/03 com o título Funcionamento do Observatório da Despesa Pública (ODP) como instrumento de Transparência e Auxiliar à Gestão, com a participação de 65 pessoas. A respeito do 3º Encontro da Rede de Controle, informou que será realizada, brevemente, reunião para início dos trabalhos de organização do evento.

O coordenador da Comissão de Proposição Legislativa não participou da reunião ficando para o próximo encontro a apresentação do seu plano de ações para 2016.

A próxima reunião será realizada em 15 de junho no MPPR.

colegiado1

colegiado2