Controle da gestão pública é destaque em encontro estadual 02/10/2013 - 15:00

A Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná (RCGP-PR) promoverá, no dia 17 de outubro, no auditório da Procuradoria-Geral do Estado, em Curitiba, seu I Encontro Estadual. O objetivo é reunir representantes de instituições públicas, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, além de cidadãos em geral, para discutir os desafios no controle social e no combate à corrupção no Paraná.

A Rede - Além de atuar de forma integrada no controle da gestão pública, a Rede tem por finalidade o diagnóstico e o combate à corrupção, o intercâmbio de experiências e a troca de informações e documentos entre as instituições que dela participam. Entre as instituições, estão :  a Advocacia-Geral da União,  a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná,  a Controladoria-Geral da União, o Departamento de  Policia Federal, o Ministério Público do Estado do Paraná, o Ministério Público Federal, o Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Paraná, o Ministério Público do Trabalho, a Procuradoria-Geral do Estado, a Receita Federal do Brasil, a Secretaria de Estado da Fazenda, a Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, a Secretaria de Estado da Segurança Pública, o Tribunal de Contas do Paraná, o Tribunal de Contas da União, o Tribunal Regional Eleitoral.

O Encontro - No período da manhã, a programação permite a participação de todos os que se interessam pelo tema do controle da gestão pública. As inscrições podem ser feitas por meio deste link. O evento contará com a presença do ministro aposentado do TCU, Ubiratan Aguiar, um dos criadores do conceito de Rede de Controle da Gestão Pública no país. Outro destaque será a palestra do presidente do TCE do Rio Grande do Sul, Cezar Miola, que irá apresentar a experiência da Rede no estado gaúcho.

O Controle Social e a Transparência serão temas abordados pelo representante da Associação Contas Abertas, Gil Castelo Branco, que deverá destacar o papel da sociedade no acompanhamento da gestão pública. Haverá ainda um painel, que apresentará questões relativas à recente Lei AntiCorrupção (Lei 12.846/13).

No período da tarde, o evento será restrito aos integrantes da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná, que irão traçar as diretrizes de trabalho para o próximo ano. O objetivo é buscar estratégias para a integração dos projetos e ferramentas dos diferentes órgãos, para tornar mais eficiente o controle das ações públicas e combater preventivamente a corrupção.

Confira a programação completa aqui.
Faça  sua inscrição neste link.