11ª reunião do Colegiado na Assembléia Legislativa 05/08/2015 - 16:00

O Plenarinho da Assembleia Legislativa sediou na manhã da última quinta-feira (30) a 11ª reunião da Rede de Controle da Gestão Pública. Conduzido pelo procurador-chefe substituto do Ministério Público Federal, Alessandro José Fernandes de Oliveira, Coordenador da Rede no Estado, o evento contou com a presença do presidente da Assembleia, deputado Ademar Traiano; do Procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; do líder do Governo no Legislativo, Deputado Luiz Claudio Romanelli; do Procurador-geral da ALEP, Ramon de Medeiros Nogueira; e do Secretário de Estado da Justiça, Leonildo Grota; entre outras autoridades.

Ao saudar os presentes, o deputado Ademar Traiano destacou a importância da iniciativa nesse momento crítico que o Brasil atravessa, com denúncias de uma sucessão de escândalos envolvendo desvios de recursos públicos. Referiu-se à permanente disposição do Legislativo estadual em contribuir para aperfeiçoar e consolidar a democracia, considerando os portais da transparência um instrumento fundamental à fiscalização do próprio Poder: “Na condição de gestores e dirigentes precisamos, cada vez mais, mostrar à população que é possível fazer gestão com respeito pelo dinheiro público”. Gilberto Giacoia agradeceu e elogiou a atitude, reafirmando a importância das parcerias institucionais entre os dois órgãos neste e em outros programas, como o Espaço da Cidadania, desenvolvido junto à TV Assembleia, voltados a criar uma cultura de participação ativa da sociedade na definição de melhores políticas para o país.

Alessandro Oliveira fez um breve histórico da Rede, desde o seu surgimento, em 2009, até agora, ganhando corpo por meio das parcerias que firma com a intenção de tornar mais efetiva a função fiscalizadora sobre os órgãos públicos. A reunião também discutiu a agenda do II Encontro da Rede de Controle da Gestão Pública, que deve ocorrer no dia 24 de setembro, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em Curitiba. Ainda integraram a Mesa de Honra dos trabalhos o Subprocurador-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e secretário da Rede, Bruno Sergio Galati, e o promotor de Justiça Eduardo Cambi.

reunião alep