O Governo do Estado do Paraná aderiu nesta terça-feira (27 de julho) ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC). 28/07/2021 - 16:17

O Governo do Estado do Paraná aderiu nesta terça-feira (27 de julho de 2021) ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).

O PNPC é uma proposta inovadora adotada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), com coordenação e execução pelas Redes de Controle nos Estados, patrocinada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU). Conta com o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.

Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor terá a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.

O Programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.

PRESENÇAS – Participaram da apresentação o procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná (MPPR), Gilberto Giacoia; o Coordenador-Geral de Fiscalização do Tribunal de Contas do Estado, Rafael Morais Gonçalves Ayres; o secretário do Tribunal de Contas da União, Luiz Gustavo Gomes Andrioli; o superintendente da Polícia Federal no Paraná, Omar Gabriel Haj Mussi; a presidente do Comitê de Olho na Transparência da OAB, Maria Fernanda Mikaela Bárbara Maluta; e Orlando Moisés Pessuti, representante da Associação dos Municípios do Paraná. O ato foi transmitido no YouTube da CGE.

Para maiores informações sobre o evento, acesse a página da Agência de Notícias do Paraná