2º Workshop: O Papel da Educação Corporativa no Desenvolvimento Institucional 14/09/2016 - 09:50

Com o propósito de discutir e entender o papel da educação corporativa no contexto Institucional e a sua contribuição para as ações de controle externo foi realizado no dia 02 de setembro de 2016, das 13h30 às 17h00, na Procuradoria-Geral do Estado - PGE, em Curitiba, o “2º Workshop: O Papel da Educação Corporativa no Desenvolvimento Institucional”. O evento, voltado aos gestores de capacitação dos órgãos públicos estaduais e federais do Estado do Paraná, contou com palestras, sobre os temas “Gestão por Competências”, “Conhecimento e Ação a partir de Cursos de Formação”, “Educação a Distância: uma aliada no aprendizado ao longo da vida” e “Educação Corporativa e a Liderança para Resultados”.


 

O evento foi promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública no Estado do Paraná - RCGP/PR, por meio da Comissão Permanente de Capacitação.


Abertura - Na solenidade de abertura, o Coordenador da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná - RCGP/PR, Gerson Luiz Ferreira Filho, destacou a importância do evento para o debate sobre o planejamento de ações governamentais e políticas de educação corporativa da administração pública, visando melhorar o desempenho da administração pública. “Estamos imensamente honrados e felizes com a presença de todos os senhores neste evento. Agradecemos a presença de secretários, técnicos e servidores de praticamente todos os órgãos componentes da rede”, afirmou.


Representando o Procurador-Geral do Estado do Paraná, Paulo Sergio Rosso, o Diretor-Geral da PGE, Procurador do Estado, Diogo Saldanha Macorati, enalteceu o trabalho que vem sendo desenvolvido pela RCGP/PR no compartilhar experiências e boas práticas de controle público. “A nova gestão vêm disseminando essas boas práticas e já estabeleceu o planejamento estratégico da PGE. A instituição busca fomentar também a troca de informações com os órgãos no estudo e nos projetos de lei com relação aos servidores”, declarou o Diretor-Geral. Finalizou sua fala com um agradecimento a presença de todos os Gestores de capacitação dos órgãos públicos estaduais e federais do Estado do Paraná.


Carlos Alberto Kletemberg, Coordenador da Comissão Permanente de Capacitação da RCGP/PR, citou que este 2º Workshop refletiu bem o espírito da RCGP/PR. “Compartilharmos conhecimentos e práticas exitosas, e unirmos esforços intelectuais e logísticos, contribuímos para o desenvolvimento de nossas instituições e o cumprimento da missão da Rede”, destacou.


A Procuradora Chefe da Procuradoria Previdenciária Funcional, Karina Locks Passos, deu as boas-vindas aos presentes, ressaltando a relevância do evento que reuniu dezenas de gestores de capacitação de diversos órgãos públicos estaduais e federais do Estado do Paraná: “O evento é um momento de reflexão e análise de práticas, um encontro de ideais, sobre a Educação Corporativa desenvolvida nos órgãos públicos estaduais e federais do Estado do Paraná, em prol do controle externo. Somos muito gratos a todos que estão presentes neste evento”, disse.


Gestão por Competências - A primeira palestra, no início da tarde, com o tema “Gestão por Competências”, foi conduzida por Adriana Maisete Corrêa Caracas, servidora pública da Receita Federal do Brasil - RFB. Sob as perspectivas da Gestão por Competências na RFB, a expositora apresentou a importância desse processo participativo para a instituição pública e consequentemente para os seus servidores, as etapas e os principais desafios para implantação desse modelo, bem como os resultados já alcançados pela sua instituição.


Conhecimento e Ação a partir de Cursos de Formação - Este tema foi tratado inicialmente por Tania Teresinha Bruns Zimer, doutora em Educação pela USP, Professora-Adjunta da UFPR, no Setor de Educação, Departamento de Teoria e Prática de Ensino, que discutiu a complexidade, as contradições e a constante mudança da sociedade na qual estamos inseridos. Ela seria marcada pelo alto grau de desenvolvimento tecnológico em contraste com a qualificação precária, bem como pela necessidade de profissionais que apresentem sólida formação geral frente à de especializações cada vez mais focalizadas. Tania indicou ainda como trabalhar com tais contradições, com vistas à aprendizagem da profissão a partir dos cursos de formação nas instituições, bem como o que deve ser considerado em sua elaboração. Por fim, apresentou metodologia e exemplos práticos para mobilização e aprendizagem de uma profissão, que deve considerar tanto o aspecto racional como o emocional.


Tania Stoltz, pós-doutora pelos Archives Jean Piaget, em Genebra, Suíça, e pela Alanus Hochschule, Alemanha, também professora com dedicação exclusiva na Universidade Federal do Paraná - UFPR deu sequência à abordagem do tema, ressaltando a importância da harmonia entre os aspectos sócio, afetivo e moral no processo de ensino-aprendizagem. Nele, visa-se à autonomia moral e intelectual do aprendiz, a partir, entre outros, da cooperação, reciprocidade, do respeito mútuo e da democracia, ensejando à prática alinhada com o discurso.


Eduardo Cambi, promotor de justiça, coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional - CEAF/MPPR mediou esse primeiro painel. O segundo painel foi mediado por Fabiane Lopes Bueno Netto Bessa, diretora regional da Escola de Administração Fazendária do Ministério da Fazenda - ESAF no Paraná. Os painéis foram seguidos de questionamentos e debates.


O segundo painel iniciou com o tema “Educação a distância: uma aliada no aprendizado ao longo da vida” e foi ministrado por Verônica Branco, doutora em educação - UFPR, pós-doutora em educação integral na UNIRIO e professora da UFPR, que tratou inicialmente sobre o "conceito novo" de educação ao longo da vida e o repensar da educação a partir de modelos mais flexíveis de formação a distância que tirem partido do potencial educativo da web. Na sequência, a expositora abordou a importância e os desafios dessa educação a distância, que deve promover uma integração entre o ensino presencial e online, para uma formação humanizada e democrática e não apenas técnica. Para Verônica “isso contribuirá em muito com o desenvolvimento das competências necessárias para os profissionais das instituições públicas, com o aprender a ser, a conhecer, a fazer e a conviver, quatro eixos fundamentais que foram definidos por Jacques Delors, em seu relatório para a UNESCO e que devem nortear as propostas de uma educação corporativa”.


O evento foi encerrado com a palestra “Educação Corporativa e a Liderança para Resultados”, com Carlos Homero Giacomini, médico, mestre em saúde coletiva, especialista em planejamento estratégico situacional e em gestão estratégica do conhecimento. A apresentação tratou sobre a educação permanente, as competências essenciais de gestão pública para obtenção de serviços de qualidade, com resultados significativos para a sociedade. Discutiu ainda as dimensões do conhecimento e os novos caminhos para a aprendizagem corporativa. Sua exposição finalizou com a apresentação dos macros objetivos da Escola de Gestão do Paraná e do Observatório de Inovação, as suas propostas de educação estratégica dos quadros públicos do Estado e dos municípios paranaenses.


segundo
 

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

segundo

 


 

Comissão organizadora

Carlos Alberto Kletemberg - RFB

Carlos Batista Soares - CGE

Karina Locks Passos - PGE

Leonora Simone Lucchese Piovesan - MPPR